Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Colégio de Presidentes ocorreu dia 28 de Abril

26 de abril de 2011.

Questões do dia-a-dia da advocacia e sobre os rumos da profissão serão debatidas durante o Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/RS - triênio 2010/2012, que será realizado em Porto Alegre, com a seccional como anfitriã.

O evento inicia com jantar solene de abertura, na noite desta quinta-feira (28). O encontro - que reúne os dirigentes das 106 OABs do Estado, além das diretorias da Ordem gaúcha, da CAA/RS e da ESA, conselheiros federais e seccionais - segue na sexta-feira (29) e no sábado (30), com discussão das pautas propostas pelas subseções. Paralelamente ao evento, ocorre o II Encontro de Delegados da CAA/RS.

A organização do encontro está a cargo da secretária-geral da Ordem gaúcha, Sulamita Santos Cabral, e do coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.

Segundo Sulamita, será uma honra para a seccional sediar o encontro, que já foi realizado em diversas cidades do Interior. "É com muita satisfação que recebemos advogados de todo o Estado para analisar temas essenciais à profissão", ressalta.

Na avaliação de Pellizzer, o Colégio é o foro adequado para os debates sobre os caminhos da advocacia e também sobre as questões que envolvem a cidadania, além de servir para o congraçamento da classe.

Lamachia destaca que a entidade tem duas missões principais: a corporativa e a institucional. Segundo ele, por representar os advogados, cabe à OAB lutar pela preservação das prerrogativas profissionais, pela fixação de honorários dignos e pelo amplo direito à defesa dos cidadãos, por exemplo; e institucionalmente, dentre outros itens igualmente importantes, defende os direitos humanos e o pleno exercício da cidadania, sempre colaborando nas lutas contra problemas sociais, como a desigualdade, a corrupção, o desemprego e a violência.

"Historicamente, a Ordem é a porta-voz dos anseios da população brasileira, que reconhece a instituição como sendo a verdadeira guardiã dos direitos fundamentais dos cidadãos e do Estado Democrático de Direito", argumenta o presidente da OAB/RS.

Entre os temas que serão debatidos estão o aviltamento de honorários advocatícios, a mobilização em defesa das prerrogativas, medidas pela isonomia dos operadores do Direito, a ampliação do papel da Ordem junto à sociedade, os projetos de interiorização da seccional e a profissionalização da gestão da entidade.

Fonte: Jornal da Ordem. Disponívem em: < http://www.jornaldaordem.com.br/noticia_ler.php?id=21750>