Terça-Feira, 19 de março de 2024

A História da OAB Subseção de Cruz Alta/RS

Com a vitoriosa Revolução de 1930 é instalado o Governo Provisório. Neste contexto, em 18 de novembro de 1930 é criada a Ordem dos Advogados do Brasil pelo artigo 17 do Decreto 19.408.

Em 14 de dezembro de 1931, pelo Decreto 20.784, o Governo Provisório aprovou o Regulamento.

Em 13 de março de 1933, era aprovado o Regimento Interno e no dia 25 de julho de 1934 foi aprovado, para viger a partir de 15 de novembro do mesmo ano, o Código de Ética da Ordem.

A partir daí, a OAB passou, cada vez mais, a desempenhar seu papel de incansável vigília a favor da classe e da sociedade brasileira, seja nas questões políticas, como nas questões sociais.

Em Cruz Alta, RS, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional determinou a  criação da Subseção Cruz Alta na data de 28 de Maio de 1932. A primeira Ata que consta nos documentos históricos da OAB Cruz Alta, tem data de 4 de junho de 1932, e a efetiva instalação com sede própria deu-se em 20 de janeiro de 1933.

O primeiro Presidente da OAB Subseção de Cruz Alta foi o Dr. João Giuliano, posteriormente sucederam na presidência os Doutores Eulino Castilhos, Flory de Azevedo, João França, Alberto Amado Silva, Mario Herrera de Moraes, Narciso Abreu, Pedro Gomes Nunes, Deburgo de Deus Vieira, Luiz Carlos Gomes, Antônio Carlos Gomes Nunes, Adão José da Silva Araújo, Edemar da Cruz Carvalho, Alan Bueno Paim, Luiz Lênio Gai, Abeguar Rocha, Volnir Marchioro, Pedro Furian Sessegolo, Adaltro Cezar Santos de Lima, Luis Fernando Nunes de Amaro, Antão Abade Vargas, Dr. Jorge Marquesan Junior, atualmente a Dra. Sandra Marchionatti Terra .

Nos 89 anos de existência, a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cruz Alta, tem pautada sua atuação na valorização e fortalecimento da advocacia como instrumento de mediação de conflitos e em busca da paz social, a defesa das prerrogativas como garantia do devido processo legal, o amplo direito de defesa das partes e o trabalho em favor da sociedade civil, com campanhas de fortalecimento da cidadania.

A OAB Subseção de Cruz Alta, atualmente conta com mais de seiscentos Advogados, todos devidamente regulamentados, inscritos e aptos ao exercício da advocacia. Estes Advogados, são integrantes da jurisdição dos municípios de Cruz Alta, Boa Vista do Incra, Boa Vista do Cadeado, Fortaleza dos Valos e Pejuçara.