OAB Subseção Cruz Alta
Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

ACONTECEU NO DIA 1º DE ABRIL O II ENCONTRO DO PROJETO DE INTERIORIZAÇÃO REGIONALIZADA

31 de março de 2011.

Anterior   Próxima

A Diretoria da OAB Subseção de Cruz Alta confirmou presença no Evento.

 A OAB/RS, promoveu juntamente com a Subseção de Santo Ângelo, no dia 1º de abril, o II ENCONTRO DO PROJETO DE INTERIORIZAÇÃO REGIONALIZADA, do ano de 2011.

O Evento contou com a seguinte programação:

12h30 - em Santo Ângelo: Reunião-Almoço com a presença do Presidente Claudio Lamachia, com os advogados da região, Diretoria da Seccional e das Subseções convidadas (por adesão).

* Local: Av. Brasil, 1428 - Santo Ângelo/RS

 16h: em São Miguel das Missões: Reunião do Presidente da OAB/RS e sua Diretoria, com os membros das Subseções e Conselheiros Seccionais da Região, para tratar de peculiar interesse das Subseções.

* Local: Hotel Wilson Park Hotel, endereço: rua São Miguel, 664 - São Miguel das Missões/RS;

 17h30: Painel: Processos ético-disciplinares no âmbito da OAB/RS na prática e reflexões sobre a ética na Advocacia, pelo Vice Presidente do TED, Jorge Luiz Dias Fara e pela Coordenadora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, Sabrina Zasso.

* Local: Hotel Wilson Park Hotel, endereço: rua São Miguel, 664 - São Miguel das Missões/RS;

17h30min - Encontro da Conselheira Regina Guimarães - Diretora Cultural da OAB/RS, com lideranças da região.

* Local: Hotel Wilson Park Hotel, endereço: rua São Miguel, 664 - São Miguel das Missões/RS;

  19h: Programação Cultural - Visita ao Sítio Arqueológico de São Miguel, com possibilidade de assistir o grande Espetáculo de "Som e Luz".

 20h30: Jantar de Confraternização Wilson Park Hotel.

* Local: Hotel Wilson Park Hotel, endereço: rua São Miguel, 664 - São Miguel das Missões/RS.

22h30min - Encerramento.

O EVENTO:

O Encontro realizado em Santo Ângelo e São Miguel das Missões reuniu profissionais de 14 subseções,dentre elas,  Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo, Giruá, Santa Rosa, Santo Augusto, Ijuí, Panambi, Cruz Alta, Três Passos, Tupanciretã, Itaqui, Júlio de Castilhos e Santiago , reuniu ainda, advogados, dirigentes secretárias .


Compuseram a mesa: o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia; o presidente da subseção de Santo Ângelo; Paulo Leal; o vice-presidente da Ordem gaúcha, Jorge Fernando Estevão Maciel; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; o coordenador das subseções e conselheiro seccional, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina e conselheiro seccional, Jorge Luiz Dias Fara; a coordenadora cultural da Casa do Advogado e conselheira seccional, Regina Guimarães; a presidente da Comissão da Mulher Advogada e coordenadora do projeto OAB Vai à Escola, conselheira seccional Carmelina Mazzardo; e o ex-presidente da OAB local e conselheiro seccional Luiz Alberto Machado.

A abertura da programação, realizada pela manhã na sede da subseção de Santo Ângelo, com uma reunião-almoço. Na ocasião, Leal saudou aos presentes, destacando que "é de suma importância realizar eventos que reúnam a classe para debater os problemas das subseções da nossa região e assim contribuir para uma OAB cada vez mais forte".

Logo após, Maciel falou a todos sobre a Cooperativa de Crédito dos Advogados Gaúchos.  "Estamos dando início às providências práticas para a formação do capital social, e para isso estabelecemos um núcleo com a Sicredi União Metropolitana RS. Essa instituição abrigará  os advogados  associados até que seja autorizada pelo Banco Central a constituição de nossa cooperativa, cujo processo encontra-se em elaboração", explicou Maciel. "A diretoria da entidade está conclamando os advogados de todo o Estado para se associarem à Cooperativa de Crédito dos Advogados Gaúchos com a  integralização de cota-capital, no valor mínimo de R$500,00, podendo ser parcelado em até 10 vezes", finalizou.

Em sua fala, Lamachia destacou a alegria de estar em mais um encontro no Interior, cumprindo com o compromisso assumido no início da gestão, em 2007. "O resultado dessa iniciativa é que estamos levando aos advogados de todo o Estado a ESA, através dos cursos telepresenciais, os descontos oriundos dos convênios firmados pela CAA/RS, com mais de três mil estabelecimentos, as cinco regionais que estão sendo lançadas pela mesma; o pleno uso das 260 salas da entidade espalhadas pelo Estado; as comissões cada vez mais atuantes em todo o Interior".

"Além disso, reafirmo o papel institucional da OAB e a responsabilidade atribuída à entidade pela Constituição e o Estatuto da Advocacia como sendo a voz da sociedade", acrescentou Lamachia, e continuou: "A OAB/RS tem uma missão muito importante por ser um instrumento da cidadania".

No evento, também foi realizada Prestação de Compromisso de quatro novos advogados.

Tarde de trabalhos

Sulamita abriu a tarde de trabalhos em São Miguel das Missões agradecendo o apoio da subseção na organização do encontro."É uma honra fazer a Interiorização em Santo Ângelo e São Miguel", afirmou. "Viemos propor o debate e a integração entre os advogados da região, visando discutir temas pontuais do exercício da profissão", finalizou.

"Estamos hoje reunidos para tratar do nosso dia-a-dia, para evoluirmos e buscarmos uma melhor gestão para a OAB, sanar dúvidas e fazer com que o trabalho dos advogados seja cada vez mais facilitado", definiu Lamachia.

Por sua vez, Pellizzer reafirmou aos presentes que "a coordenadoria é um canal efetivo de comunicação entre os advogados do Interior e a Capital, estamos sempre à disposição da nossa classe".

Entre os pontos discutidos estiveram a criação de canais de comunicação entre as subseções, a importância da profissionalização da Comissão de Defesa e Assistência da Advocacia (CDAP) e as dúvidas dos profissionais sobre a implantação do Processo Eletrônico no âmbito do Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal de Justiça do Estado. "Atenta a esta questão, a Ordem gaúcha atuou em conjunto com o TRF4 e o TRT4, e agora vamos fazer o mesmo com a Justiça Estadual, tanto que já está sendo desenvolvido um Fórum entre a OAB/RS e os três tribunais para tratar sobre o assunto", declarou Lamachia.

A presidente da CEMA - Comissão Especial da Mulher Advogada, Carmelina Mazzardo, tratou com as advogadas da região sobre o Projeto OAB Vai à Escola e sobre o fortalecimento das mulheres na OAB/RS. Já Regina Guimarães reuniu-se com as lideranças culturais da região.

Tribunal de Ética e Disciplina

O vice-presidente do TED e conselheiro seccional, Jorge Fara, explanou sobre as novas propostas para o Tribunal. Dentre elas estão o centro de formação, o núcleo de estudos e os treinamentos que ocorrerão de forma telepresencial para os advogados do Interior.

O centro de formação servirá como uma forma de reciclagem e tratará sobre ética na advocacia. Ele irá funcionar na sede da seccional, contará com um módulo de prática processual administrativa e será formado pelos instrutores do TED e pelos conselheiros subseccionais que trabalham com a matéria.

"Com as conclusões do centro de formação e do núcleo de estudos, o TED irá formular e enviar um boletim informativo online para todos os advogados", relatou Fara.

O núcleo de estudos, que será coordenado por Fara, realizará reuniões mensais para trocar informações sobre os processos e criar orientações do Tribunal. Todos os advogados interessados poderão participar.

Em parceria com a Escola Superior de Advocacia, o Tribunal realizará treinamentos sobre diversos temas, como por exemplo, ética na advocacia, que serão transmitidos de maneira telepresencial para todas as subseções da OAB.

Ao longo do evento, uma enfermeira da CAA/RS ficou à disposição dos advogados. Foram realizados no local exames de glicose e de colesterol e aferição de pressão arterial.

 

 

 

Enquete