Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

OAB é mais confiável porque tem história de lutas pela democracia

05 de novembro de 2005.

O presidente da OAB/RS, Valmir Batista, atribui à história de lutas em defesa da democracia o alto índice de confiabilidade que a Ordem tem junto à opinião pública. A manifestação foi feita em função do recente estudo da Toledo & Associados, que mostra a OAB com um dos maiores índices de confiabilidade entre todas as instituições brasileiras. A entidade, conforme o levantamento, é mais confiável do que a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Judiciário e os promotores públicos. No quesito "grau de confiança do entrevistado em relação a diversas instituições", 50% dos entrevistados disseram confiar na OAB, enquanto 31% deles desconfiam e 17% da amostra nem confiam, nem desconfiam.

Dos entrevistados pela Toledo & Associados, 68% desconfiam da Câmara dos Deputados, 18% confiam na atuação dos parlamentares e 13% da amostra nem confiam, nem desconfiam. Quanto ao Senado, 65% dos entrevistados responderam que desconfiam da Casa, 20% deles confiam e 14% nem confiam, nem desconfiam. Em relação ao Poder Judiciário (tribunais e juízes), 44% dos entrevistados disseram que desconfiam, 39% deles confiam e 16% da amostra nem confiam, nem desconfiam. Quanto aos promotores públicos, 40% dos entrevistados desconfiam; 43% deles confiam e 16% da amostra nem confiam, nem desconfiam. A pesquisa foi realizada com 2.022 pessoas com mais de 25 anos, entre 8 e 15 de outubro, em 12 capitais.