Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Inauguradas novas instalações da Justiça Federal em Cruz Alta

12 de maio de 2016.

A OAB Subseção de Cruz Alta esteve presente na inauguração da Justiça Federal que ocorreu ontem (11/5) a nova sede da Subseção Judiciária de Cruz Alta. A partir de agora, a população da região será atendida com maior facilidade e conforto em um edifício que atende os requisitos de acessibilidade e com espaços adequados à prestação jurisdicional. A cerimônia contou com as presenças do desembargador federal Celso Kipper, corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região; o prefeito municipal Juliano da Silva; dos juízes federais Eduardo Tonetto Picarelli, diretor do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS) e José Ricardo Pereira, diretor do Foro da JF de Cruz Alta.

No início da cerimônia, o juiz José Ricardo Pereira, diretor da JF no município, inspirado na obra ‘O Tempo e o Vento’, do escritor Érico Veríssimo, natural de Cruz Alta, estabeleceu uma relação entre três elementos para apresentar os componentes integrantes da evolução da subseção. “Assim, tenho por formada a trilogia que tencionava lhes relatar, estabelecida entre as pessoas, aquelas que fazem a história da instituição; o local, a vara federal de Cruz Alta, a comunidade jurídica local; e o valor confiança, o cimento que animou a todas as pessoas e instituições a aderirem a esta obra e materializarem o espaço público que hoje se inaugura”, destacou.

O diretor do Foro da JFRS, juiz Eduardo Picarelli, abordou o sistema de construção para as novas sedes da Justiça Federal gaúcha, adotado desde 2011, considerado eficiente e economicamente viável. Segundo ele, a parceria com a iniciativa privada, iniciado através da publicação de edital de chamamento público, permite o aluguel de edifícios-sede construídos especificamente para servir as necessidades da instituição.

O prefeito municipal ressaltou o empreendedorismo do construtor responsável pela execução do edifício e sublinhou que o local é integralmente adaptado às pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. “Os cruzaltenses sempre que procuram a Justiça Federal encontram as portas abertas”, exaltou.

No encerramento dos trabalhos, o corregedor regional, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), também ressaltou o modelo adotado para edificação da nova sede que propicia a instalação mais rápida e com custo melhor para a instituição. “Este tipo de obra conta com o apoio do TRF4 porque é muito difícil a obtenção de recursos públicos para construção de prédios próprios, que estão sujeitos ainda a outras condicionantes. Temos dois edifícios-sede em construção, um no Paraná e outro em Santa Catarina, que estão com as obras paralisadas em função da falência das construtoras”, pontuou.

A Subseção Judiciária de Cruz Alta, implantada 2004, atualmente possui jurisdição sobre os municípios de Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Condor, Cruz Alta,Estrela Velha, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jucuizinho, Panambi, Pejuçara, Quinze de Novembro, Salto do Jacuí e Tupanciretã.