Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Iniciou nesta quarta-feira (02) a I Jornada Jurídica da OAB Cruz Alta na UNICRUZ

03 de maio de 2012.

Iniciou nesta quarta-feira (02) a " I Jornada Jurídica da OAB Cruz Alta', o evento está sendo realizado na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ das 19h30min às 10h30min.

Estiveram presentes: o conselheiro seccional Pedro Sessegolo; o presidente da subseção de Ibirubá, José Augusto Dias de Oliveira; a reitora da Unicruz, Elizabeth Fontoura Dorneles; o presidente da Comissão do Jovem Advogado de Cruz Alta, Flávio Alves de Oliveira e o presidente da Fundação da Unicruz, José Ricardo Libardoni dos Santos.

O presidente local, Adaltro Cezar Santos de Lima abriu os trabalhos saudando os presentes, afirmando que "este é o primeiro de muitos eventos que realizaremos nas Universidades".

I PAINEL : A OAB e a Sociedade Civil

Dr.  Claudio Pacheco Prates Lamachia, presidente da OAB/RS,proferiu a palestra de abertura da I Jornada Jurídica realizada pela OAB Cruz Alta. Com o tema: "A OAB e a Sociedade Civil", Lamachia iniciou sua explanação falando do papel do advogado no país e da responsabilidade de administrar uma entidade como a OAB/RS.

"Como refere o artigo 133 da Constituição, somos indispensáveis à administração da Justiça, mas não só no campo processual, e sim, no campo social. A responsabilidade da OAB está instituída na luta pela cidadania, pois temos o compromisso de zelar pela defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos, da justiça social, sem nunca esquecer o advogado, que é sua razão de existir", apontou Lamachia.

O presidente da OAB/RS também falou sobre o engajamento da entidade para acabar com a corrupção, como a lei 9.840 e a da Ficha Limpa, que são de iniciativa popular. "Temos que cobrar dos poderes públicos a elucidação dos casos de corrupção ou qualquer outra forma de desvio de conduta, e exigir sanções inerentes, bem como fomentar junto à sociedade práticas fiscalizadoras das atividades públicas, inclusive a criação de observatórios sociais". E continuou: "a corrupção no nosso país é um crime hediondo, a corrupção mata, pois ela tira recursos nas áreas fundamentais, como a saúde, saneamento básico, educação, segurança, entre outras", lembrou Lamachia.

O dirigente conclamou os estudantes e presentes para que no site do Movimento Agora Chega (www.agorachega.com.br), enviem um email que será remetido a todos os senadores pelo fim do voto secreto. Pois, segundo Lamachia uma vez que aprovada a PEC 50/2006, que veda o voto secreto no âmbito do Congresso Nacional, representará não apenas uma ferramenta de fiscalização das ações dos parlamentares, mas, também, uma nova forma de aproximar a população da classe política, uma vez que esta existe exclusivamente para atuar em prol da sociedade.

Concluindo a sua explanação, o presidente da Ordem gaúcha destacou ainda a importância da participação da entidade em eventos desta natureza "a Ordem tem de vir às faculdades, ouvir os estudantes e apresentar as suas ações", e destacou "o aluno tem de ter orgulho da profissão escolhida, mesmo antes de receber a carteira de advogado", finalizou.

II PAINEL : Tribunal do Júri

A desembargadora do TJRS, Laís Ethel Correa Pias proferiu palestra sobre o Tribunal do Júri, no qual contou a suas experiências. "No Tribunal do Júri lidamos com a própria vida e a liberdade, a absolvição e a condenação do réu, farão com que sentimentos contraditórios venham à tona", definiu.

A I Jornada Jurídica de Cruz Alta nesta quinta-feira (03), com a palestra do advogado Aury Celso Lima Lopes Junior , com o  tema: " A conformidade constitucional do processo penal: em busca das garantias perdidas". Já nesta sexta-feira (04), Adão José da Silva Araújo, falará sobre: "Direito Processual Civil (direito à Ação, Processo de Conhecimento, Por Procedimento Ordinário, Sumário e Cautelar") , além de Ricardo Arone que trará o tema: "A Constitucionalização do Direito e os 10 Anos da Codificação".

Fonte: http://www.oabrs.org.br/noticia_ler.php?id=10037. Acesso em 03/05/2012, adaptado.