Sábado, 20 de abril de 2024

Agora Chega: Marcha contra a corrupção reúne centenas de participantes no dia 12 de novembro

14 de novembro de 2011.

Com saída de frente da igreja Catedral , percorrendo parte da rua Cel. Pilar, ingressando na Rua Pinheiro Machado até a esquina com a Rua General Osório, os manifestantes mostraram a sua indignação contra a corrupção na administração pública, o desejo de ética na política e a luta por um País mais justo, durante o percurso entoaram palavras de ordem.

Com o apoio da OAB/RS e de diversas entidades, por meio do Movimento Agora Chega! , a manifestação foi organizada após diversas reuniões com a sociedade civil organizada, redes sociais, contando com a participação de jovens "Caras Pintadas" e de pessoas de todas as idades.
Ao adentrarem a Rua Pinheiro Machado, todos os integrantes da caminhada foram aplaudidos e apoiados pelo público.

Durante o percurso, participantes da marcha entoavam palavras de ordem: "Vem! Vem com a gente. Queremos um futuro diferente!"; "Você aí parado, também é explorado"; País de verdade não tolera impunidade"; "Abaixo a corrupção. Chega de político ladrão, o povo não é bobo não" ; "Não tem dinheiro para educação, mas tem dinheiro pro mensalão"; "O povo unido, jamais será vencido"; e "Vem, vem, vem pra luta vem, aqui na rua!".

Além disso, eles carregavam faixas e cartazes com os seguintes dizeres: "Agora Chega! - Movimento contra à impunidade e à corrupção"; "Acorda Brasil"; "É hora der agir, basta!"; "O Brasil exige dignidade"; "Novo Pacto Federativo já"; "Brasil mostra tua cara"; "O povo está na UTI"; "Somos roubados desde 1500. Vamos dar um basta"; "O mundo muda a cada gesto teu"; "Tricoteiras dos Precatórios"; "Povo que festeja o passado, mas é omisso no presente não tem futuro"; "O que você tem a ver com a corrupção?"; e "Não alimente a corrupção, é você quem paga esta conta", entre outras.

O Movimento Agora Chega continuará pela internet por meio do site www.agorachega.org.br.

As entidades participantes, estão elaborando uma Carta de Cruz Alta em Repudio a Corrupção !

Os cinco principais itens defendidos na marcha e que constam no manifesto firmado por mais de uma centena de entidades da sociedade civil organizada - durante evento ocorrido no dia 07 de setembro, na sede da OAB/RS - são os seguintes: a aplicação das disposições da Lei Ficha Limpa em todos os níveis da administração pública; o fim da extensão do foro privilegiado e a revisão dos critérios de sua concessão; a análise e a revisão dos critérios para apresentação de emendas parlamentares individuais ao orçamento da União; a aprovação da PEC 50/2006 que prevê o fim do voto secreto no Congresso Nacional; e a aprovação do PL que inclui os delitos de concussão, corrupção passiva e corrupção ativa no rol de crimes hediondos.