OAB Subseção Cruz Alta
Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

NOTÍCIA - OAB Cruz Alta e CEMA precursores da frente parlamentar em Cruz Alta

01 de novembro de 2011.

Anterior   Próxima

      A Comissão Especial da Mulher Advogada - CEMA e a OAB Subseção de Cruz Alta, estão preocupados com a onda crescente de casos de violência contra a mulher, em nosso Estado e Município, mesmo entendendo que a Lei Maria da Penha tenha vindo coibir estas práticas, tratando os casos de forma mais severa e punindo os agressores, as estatísticas, ainda, são assustadoras.

     Para se ter uma idéia, o RS é o oitavo no Brasil em casos de violência contra as mulheres; a faixa etária mais atingida por casos de estupro no RS são as meninas e adolescentes; até setembro de 2011 no RS, mais de 200 mulheres foram mortas; só em nosso Estado, são registrados 6000 casos de lesões corporais por mês.

      Sabemos que em nossa cidade a situação não é muito diferente, já que todos os dias a delegacia da mulher recebe registros de violência, na maioria casos, de ameça e lesões corporais. Com certeza os agressores vêm recebendo punições, mas ainda existem muitas mulheres, vítimas sofrendo caladas, com medo de denunciar em razão da opressão, submissão e a falta de indenpendência financeira, dentres outras situações.

     Em razão disto, no mês de junho deste ano, a Comissão Especial da Mulher Advogada e a OAB Subseção Cruz Alta, entregaram ao Prefeito Municipal de Cruz Alta um Projeto que visa Viabilizar a criação de uma "Casa Abrigo", cujo objetivo é  o acolhimento/abrigamento de mulheres vitimas de violência doméstica e seus filhos, haja visto que em Cruz Alta, não existe um local adequando para estas mulheres, quando sofrem este tipo de violência e precisando, muitas vezes, sair de casa com seus filhos.

     A Comissão Especial da Mulher e a OAB subseção Cruz Alta, desde o ano passado, já vêm fomentando ações voltadas para este crescente problema, que é a Violência Contra a mulher, realizando palestras e mobilizações sobre o tema. E, é neste contexto, que ao tomar conhecimento da Frente parlamentar de "Homens pelo Fim da violência contra a mulher",  buscou-se, informações junto à Assembléia Legislativa,  através do Deputado Edegar Preto, vislumbrando a possibilidade de estar trazendo estas ações para Cruz Alta. No entanto, como o projeto da Assembléia Legislativa engloba a criação de Frentes Parlamentares, a partir das Câmaras de Vereadores de Cada município, o intuito é de realizar um trabalho de enfretamento do problema, de forma mais específica, respeitando as peculiaridades de cada município.

      Em razão disso existe a necessidade de criação de uma Frente Parlamentar local. A Comissão Especial da Mulher Advogada, contatou com o Vereador Ademar Guareschi para que este verificasse junto à Câmara de Vereadores, a possibilidade da criação de uma Frente em Cruz Alta. O Vereador prontamente atendeu o pedido, e em breve a Frente Parlamentar será instalada em Cruz Alta.

     O projeto parlamentar, "Homens pelo fim da violência contra a mulher" chamou a atenção pelo seu caráter inovador de enfrentamento da violência contra mulher, cujo objetivo é o enfrentamento deste tipo de violência a partir da conscientização dos homens de que este não é um problema só das mulheres, que vem difundido uma cultura de paz nos lares, evitando que meninos cresçam, repetindo  uma tradição machista de violência que vêem em casa, e que assola nosso Estado, Município e País.

 

 

Enquete